Armas e Armaduras Durante a Idade das Trevas, o aço foi amplamente utilizado na fabricação de armas e armaduras. As armaduras eram muito mais leves e simples no início de seu desenvolvimento, acumulando, com o passar do tempo, vários outros acessórios, o que acabou por torná-las consideravelmente pesadas. A arma que transformaria o mundo medieval no início da era moderna eram as armas de fogo e os arcabuz empunhados por indivíduos, e as peças de artilharia maiores, como canhões, que podiam atingir fortificações.
Transporte Na Idade das Trevas, o transporte de animais e carroças puxadas por bois eram comuns. Os carros mais antigos, de transportes de homens e mercadorias, usados de forma razoável, foram os trenós usados entre 6.500 e 7.000 a.C. pelas tribos nativas da Europa Central e Oriental.
Engenharia Durante a Idade das Trevas, a engenharia civil enfrentou desafios com a queda do Império Romano. No entanto, vimos o ressurgimento com o surgimento de magníficas catedrais góticas. A engenharia não apenas serviu a propósitos religiosos, mas também evoluiu com a construção de castelos, pontes e fortificações que moldaram a paisagem medieval.
Medicina A medicina na Idade das Trevas era baseada em conhecimentos limitados e práticas muitas vezes supersticiosas. Os métodos de tratamento das doenças eram influenciados por crenças religiosas e filosóficas da época, o que resultava em abordagens pouco eficazes. Os médicos medievais acreditavam que as doenças eram causadas por desequilíbrios nos humores do corpo, que eram quatro: sangue, bile amarela, bile negra e fleuma.
Sociedade A sociedade durante a Idade das Trevas era hierarquizada; a mobilidade social era praticamente inexistente. Alguns historiadores costumam dividir essa sociedade em três ordens: a do clero; a dos guerreiros e a dos camponeses.