Durante o período das Guerras Mundiais (1901-1950), houve avanços significativos em várias áreas, incluindo armas e armaduras, transporte, engenharia, medicina e sociedade. Aqui estão alguns detalhes:
Armas e Armaduras: Durante a Primeira Guerra Mundial, foram usadas várias armas como rifles e fuzis, metralhadoras, granadas de mão e lança-chamas. O fuzil passou por evolução disparando 20 balas por minuto ao invés de 3 balas, como era antes. As metralhadoras eram mais potentes, disparando até 400 tiros por minuto1. O lança-chamas foi utilizado pela primeira vez em 1915. O avanço mais significativo da tecnologia nesse período foi o aumento da letalidade das armas, devido à melhoria no projeto, otimização do alcance e munição das armas.
Transporte: Durante as Guerras Mundiais, o transporte de feridos com meios de transportes motorizados se tornou mais difuso, permitindo a transferência de um paciente às instalações médicas móveis, renovando o atendimento médico de emergência.
Engenharia: A necessidade de comunicação rápida no campo de batalha acelerou o desenvolvimento de sistemas de comunicação sem fio, contribuindo para a tecnologia que hoje resulta em redes globais de comunicação. Aeronaves de asa fixa foram usadas militarmente pela primeira vez pelos italianos na Líbia em outubro de 1911, durante a Guerra Italo-Turca para reconhecimento, logo seguido pelo lançamento de granadas e fotografias aéreas no ano seguinte.
Medicina: Durante a Primeira Guerra Mundial, a medicina progrediu em diversos aspectos. Foi uma luta contra os danos causados por novas armas de fogo e munições, além do uso indiscriminado de gases, outros produtos químicos e contra infecções. Na era pré-antibióticos, os médicos tinham de lidar com pacientes gravemente feridos, doenças infecciosas e amputações. Isso tudo contribuiu para a corrida atrás de tratamentos mais eficazes, que são utilizados ainda hoje.
Sociedade: As Guerras Mundiais ganharam grande destaque por atingir direta e indiretamente todos os países do globo terrestre, tomando proporções jamais vistas na história da humanidade. Se por um lado a guerra devastou cidades e matou milhões de pessoas, por outro lado tivemos o desenvolvimento tecnológico e científico, que ocorreu naquele período, influenciando assim a todos mais tarde. Houve avanço científico tecnológico tanto para fins militares, como o aprimoramento e criação de armas, quanto para a população civil como o avanço na medicina e o desenvolvimento dos antibióticos, até aparelhos que usamos no nosso cotidiano diário.