Lobisomem: O Apocalipse 5ª Edição (W5), lançado em 2023, marca o retorno do icônico RPG de horror selvagem sob a Paradox Interactive e a Renegade Game Studios. Esta edição reinicia e revitaliza o jogo para uma nova geração de jogadores, ao mesmo tempo em que se integra de forma mais coesa com o novo Mundo das Trevas (Chronicles of Darkness) de V5 (Vampiro: A Máscara 5ª Edição). W5 aprofunda os temas de horror ambiental, a luta contra a Besta e o desespero de um Apocalipse que já começou.
W5 adota uma versão adaptada do Sistema Storyteller já presente em V5, com foco em mecânicas que reforçam a fúria, o controle e a perda da sanidade do Garou.
Parada de Dados: A base é a mesma: some um Atributo e uma Habilidade para determinar quantos d10s rolar. Um resultado de 6 ou mais é um sucesso.
Dados de Fúria (Rage Dice): Esta é a mecânica central e mais distintiva. Uma parte dos seus d10s na parada de dados é agora substituída por Dados de Fúria (dados de uma cor diferente), equivalentes ao seu nível atual de Fúria.
Sucessos Críticos de Fúria (Critical Rage): Se um Dado de Fúria resultar em um 10, ele não apenas conta como 2 sucessos, mas também pode aumentar sua Fúria (geralmente levando a testes de Frenesi ou mais Comportamentos Compulsivos).
Falhas Bestiais (Bestial Failures): Se um Dado de Fúria resultar em 1 ou 2, e não houver sucessos suficientes, é uma Falha Bestial. Isso significa que a Besta Interior do lobisomem se manifestou de forma desastrosa ou incontrolável, muitas vezes levando a ações violentas, imprudentes ou que expõem a natureza do Garou.
Fúria: Gerenciada em uma escala de 0 a 5. A Fúria é o combustível dos poderes dos Garou, mas é também um perigo constante. Acumular Fúria e falhar em controlá-la leva a Comportamentos Compulsivos (Compulsions) ou ao Frenesi descontrolado, onde o jogador perde o controle do personagem.
Gnose (Gnosis): A conexão do Garou com o mundo espiritual. É um recurso separado da Fúria e é gasto para ativar certos Dons, realizar rituais ou atravessar o Véu.
Atributos e Habilidades: A mesma estrutura clássica dos 9 Atributos (Físicos, Sociais, Mentais) e Habilidades (Talentos, Perícias, Conhecimentos) é mantida.
Humanidade (Harmony): O sistema de moralidade em W5 é chamado de Harmony (Harmonia). Ele representa o equilíbrio do Garou entre seu lado humano e sua Besta lupina. Cometer atos que desequilibram essa Harmonia (seja sendo muito humano ou muito selvagem) leva a Manchas (Stains) e, eventualmente, à perda de pontos de Harmonia, tornando o Garou mais propenso à Besta e à Fúria incontrolável.
Renome: Ainda existe, mas é mais focado em recompensar a interpretação e as ações heróicas ou trágicas, em vez de ser uma mecânica rígida para acesso a poderes. O Posto (Rank) é uma consequência do Renome.
Ciclo de Alimentação: Lobisomens precisam se alimentar espiritualmente tanto quanto fisicamente. Sua Fúria e Gnose são restauradas através de rituais ou atos específicos, ligando a mecânica à narrativa.
Iniciativa Simplificada: Assim como em V5, o combate tende a ser mais fluido e narrativo, com a iniciativa menos focada em rolagens de dados e mais em quem tem vantagem no momento.
W5 reseta o cenário do Lobisomem clássico, declarando que o Apocalipse não está chegando, ele já chegou. Gaia está morrendo, e a luta dos Garou é uma batalha desesperada pela sobrevivência, com a Segunda Inquisição (herdada de V5) se tornando uma ameaça global para todas as criaturas sobrenaturais.
O Apocalipse Já Aconteceu: A premissa central de W5 é que os Garou falharam. A destruição ambiental e a corrupção da Wyrm atingiram níveis catastróficos. Muitos caerns foram perdidos, e a conexão com a Umbra está enfraquecida e poluída.
A Segunda Inquisição: Agências governamentais, organizações secretas e grupos religiosos, agora mais coordenados e tecnologicamente avançados (graças, em parte, à exposição de vampiros), estão caçando todos os seres sobrenaturais, incluindo os Garou. Isso força os lobisomens a se esconderem ainda mais nas sombras.
Vácuo de Poder e Desespero: Com a morte de muitos Anciões e a perda de territórios, a Nação Garou está fragmentada. Há um sentimento de desesperança, e as matilhas precisam ser mais adaptáveis para sobreviver.
Umbra Fragmentada: O mundo espiritual está doente e dividido, com muitos espíritos corrompidos ou em torpor. A viagem pela Umbra é mais perigosa do que nunca.
As Tribos: As 13 Tribos originais ainda existem, mas suas filosofias e status foram atualizados para o contexto de um Apocalipse em curso. Algumas tribos estão à beira da extinção, outras se adaptam à vida urbana, e algumas se tornam mais extremistas.
Atualização de Tribos: Embora as tribos sejam as mesmas, suas "personalidades" foram ajustadas. Por exemplo, os Andarilhos do Asfalto são ainda mais cínicos sobre a tecnologia, os Crias de Fenris podem ser ainda mais implacáveis, e os Portadores da Luz Interior (Silent Striders) são nômades por necessidade.
Foco na Matilha Local: Sem uma hierarquia global forte, o jogo enfatiza a importância da matilha como a unidade fundamental de sobrevivência e resistência. As histórias são mais sobre as lutas locais dos personagens para proteger seu território, seus parentes e o que resta de Gaia.
A estrutura de criação de personagem em W5 mantém as raízes clássicas, mas com uma nova ênfase nas implicações temáticas de cada escolha.
Raça (Breed):
Hominídeo: Nascido humano. Foco na dualidade e na dificuldade de conciliar a vida humana com a natureza lupina.
Lupino: Nascido lobo. Menos compreensivo com a humanidade, mais selvagem.
Impuro (Metis): Nascido de dois Garou. Ainda com deformidades, mas agora mais focado no trauma e no papel de párias. Sua existência é uma falha da Litania.
Augúrio (Auspice): A fase da lua sob a qual o Garou nasceu, definindo seu papel tradicional e inclinações de Fúria e Dons.
Ragabash (Lua Nova): O inquiridor, o trapaceiro, muitas vezes aquele que questiona as velhas formas.
Theurge (Lua Crescente): O místico, o xamã, o elo com os espíritos.
Philodox (Meia Lua): O juiz, o guardião da Litania.
Galliard (Lua Gibosa/Minguante): O contador de histórias, o bardo que mantém a moral e a tradição.
Ahroun (Lua Cheia): O guerreiro, o campeão da matilha, o mais propenso à Fúria.
Tribo (Tribe): A afiliação espiritual e cultural. W5 inclui todas as 13 tribos clássicas, mas com descrições que as adaptam ao novo cenário de desespero e fragmentação. Cada tribo tem uma Compulsão única (semelhante às de V5), que pode ser ativada e causar problemas ao Garou.
Formas: As 5 formas icônicas permanecem (Hominídeo, Glabro, Crinos, Hispo, Lupina), com suas respectivas vantagens e desvantagens. A forma Crinos ainda é aterrorizante e difícil de controlar.
Os poderes dos Garou são principalmente os Dons (Gifts) e os Rituais, com o sistema de ativação e o impacto da Fúria sendo mais pronunciados.
Dons: W5 revisa e condensa os Dons, focando em habilidades temáticas que refletem a natureza selvagem e espiritual dos Garou. Eles são ativados gastando Gnose ou Fúria. Há Dons para cada Raça, Augúrio e Tribo, além de Dons gerais.
Rituais: Continua sendo uma parte importante da cultura Garou, mas a dificuldade pode ser maior devido à corrupção da Umbra. Rituais são usados para efeitos mais amplos e cerimoniais.
Fetiches: Itens mundanos nos quais espíritos foram aprisionados, concedendo poderes específicos ao Garou que os possui.
Vantagens e Desvantagens: Permitem a customização de habilidades e fraquezas únicas do personagem.
O equipamento em W5 é mundano, mas a sua importância é contextualizada pela vulnerabilidade dos Garou à prata e à tecnologia moderna de vigilância.
Armas: Armas de fogo e armas brancas são usadas, mas o foco ainda está nas garras e presas dos Garou. A prata é a ameaça definitiva, causando dano agravado que os lobisomens não conseguem regenerar.
Tecnologia: Celulares, computadores, câmeras de vigilância, drones — todas as ferramentas da era digital são duplamente perigosas para os Garou. Elas não só podem expor sua existência, mas também dificultar sua capacidade de viver escondidos.
Recursos (Recursos e Contatos): Representam o dinheiro, bens e a capacidade do Garou de interagir com o mundo humano para obter suprimentos e informações.
Refúgio (Den/Caern): Um lugar seguro para os Garou descansarem, curarem-se e realizarem rituais. A segurança de um refúgio é vital no cenário da Segunda Inquisição.
Lobisomem: O Apocalipse 5ª Edição se distingue por:
O Apocalipse Já Aconteceu: A maior mudança temática. Em vez de lutar contra um futuro incerto, os Garou já estão vivendo no fim dos tempos, o que infunde o jogo com um senso mais profundo de desespero e urgência. A luta é pela sobrevivência e pela chance de talvez, um dia, reverter a maré.
Integração com o Mundo das Trevas (Chronicles of Darkness): W5 compartilha um sistema de regras mais unificado e um metaplot conectado com V5. Isso facilita campanhas crossover e a interação com outras linhas do Mundo das Trevas, como Vampiro e Caçador, que também enfrentam a Segunda Inquisição.
Horror Pessoal Intensificado: As mecânicas de Dados de Fúria, Comportamentos Compulsivos e o sistema de Harmonia forçam os jogadores a confrontar a natureza incontrolável da Besta e as consequências de suas ações. Cada rolagem pode levar a um dilema moral ou a um ato de violência incontrolável.
Ameaça da Segunda Inquisição: A presença de uma força humana bem organizada e tecnologicamente avançada adiciona uma camada de terror moderna. Os Garou não podem mais confiar apenas na sua força bruta.
Foco na Matilha e na Localidade: A fragmentação da Nação Garou e o perigo da Inquisição enfatizam a importância da matilha como a unidade primária de sobrevivência e propósito. As histórias são mais sobre as lutas locais dos personagens.
Ênfase na Vulnerabilidade e Resiliência: Embora poderosos, os Garou em W5 são mais vulneráveis do que nas edições anteriores devido à prata, à tecnologia de vigilância e à própria degeneração do mundo espiritual. A resiliência e a capacidade de adaptação são cruciais.
Lobisomem: O Apocalipse 5ª Edição é para jogadores que buscam uma experiência de RPG de horror ambiental e espiritual mais sombria, desesperadora e visceral, com um sistema de regras que enfatiza a perda de controle e as consequências da fúria em um mundo que já está morrendo.