Savage Worlds

Bispo

Savage Worlds: Veloz, Furioso e Divertido!

 

Savage Worlds é um sistema de RPG genérico e de ritmo acelerado, publicado pela Pinnacle Entertainment Group. Lançado inicialmente em 2003 e com várias edições revisadas (a mais atual sendo a Adventure Edition - SWADE), ele foi projetado para ser "Veloz, Furioso e Divertido!" (Fast, Furious, Fun!), permitindo jogar qualquer gênero, desde fantasia medieval, faroeste e ficção científica, até horror e super-heróis, com um conjunto de regras coeso e dinâmico. Seu foco é na ação cinematográfica e em combates táticos sem serem excessivamente lentos.


 

Regras

 

Savage Worlds utiliza um sistema de dados polimórfico e mecânicas que buscam simular a ação dramática.

  • Dados Exploratórios (Trait Dice): A maioria das ações é resolvida rolando um dado específico para cada Característica (Trait) do personagem (Atributos e Habilidades). Essas características são representadas por dados de diferentes tamanhos: d4, d6, d8, d10, d12. Quanto maior o dado, mais competente o personagem é.

  • A Regra da Explosão (Ace): Um dos pilares do sistema. Sempre que um dado (de característica ou de dano) rola seu valor máximo, ele "explode" – você rola o dado novamente e soma o resultado ao anterior. Isso significa que mesmo personagens com dados pequenos podem ter sucessos espetaculares.

  • Rolagem de Ás (Wild Die): Além do dado da característica, o jogador sempre rola um d6 extra junto com ele (o Wild Die) e escolhe o melhor resultado entre os dois dados. O Wild Die também "explode". Isso torna os heróis (Wild Cards) mais capazes e imprevisíveis.

  • Dificuldade (Target Number): A maioria dos testes tem uma Dificuldade-alvo de 4. Isso significa que se você rolar 4 ou mais, você consegue um sucesso. Cada 4 pontos acima da Dificuldade-alvo conta como um sucesso adicional, chamado de elevação (raise), que melhora drasticamente o resultado da ação.

  • Ferimentos (Wounds): Personagens importantes (Wild Cards) não morrem com um único acerto. Eles sofrem Ferimentos, que são penalidades cumulativas aos testes. Se o número de Ferimentos exceder seu Limite (geralmente 3), eles ficam Incapacitados e podem morrer.

  • Choque (Shaken): Quando um personagem sofre um golpe forte, ele pode ficar Chocado, incapaz de agir eficazmente até se recuperar.

  • Aposta (Bennies): São fichas de jogo (geralmente 3 por sessão) que os jogadores podem gastar para:

    • Rerrolar qualquer teste (incluindo dano).

    • Remover o estado Chocado.

    • Influenciar a narrativa de pequenas maneiras. As Apostas são uma ferramenta poderosa para os jogadores manipularem a sorte e o drama.

  • Combate Tático: O combate em Savage Worlds é tático e rápido, usando miniaturas e um tabuleiro quadriculado (ou imaginário) para posicionamento. Os turnos são resolvidos usando cartas de baralho para a iniciativa, o que adiciona um elemento de surpresa.


 

Cenário

 

Savage Worlds não possui um cenário fixo, sendo um sistema genérico. No entanto, ele oferece uma série de Definições de Cenário (Setting Rules) e suplementos que criam mundos ricos e únicos.

  • Generidade: A ideia é que você pode adaptar Savage Worlds para jogar qualquer tipo de história que desejar – desde campanhas de fantasia épicas, faroestes sobrenaturais, horror de sobrevivência, até ficção científica espacial.

  • "Pulps" e Ação Cinematográfica: A filosofia do jogo se encaixa bem em gêneros de "pulps" – histórias de aventura exageradas, com heróis carismáticos, vilões marcantes e muita ação. Pense em Indiana Jones, filmes de faroeste antigos ou séries de ficção científica clássicas.

  • Diferentes Mundos Oficiais: Embora seja genérico, Savage Worlds possui muitos cenários oficiais aclamados, como:

    • Deadlands: Faroeste com horror e magia.

    • Rippers: Caçadores de monstros vitorianos.

    • East Texas University: Universitários investigando o sobrenatural.

    • Weird Wars: Guerras históricas com elementos sobrenaturais.

    • Science Fiction (Sci-Fi Companion): Para campanhas espaciais e futuristas.

    • Fantasy (Fantasy Companion): Para campanhas de fantasia tradicional.

    • E muitos outros, incluindo adaptações de propriedades intelectuais famosas.

  • A "Caixa de Ferramentas" do Narrador: O livro básico de Savage Worlds fornece todas as ferramentas para o Narrador criar seu próprio mundo ou adaptar um já existente, com regras para criar criaturas, veículos, poderes e muito mais.


 

Tipos de Personagem (Raças, Arquétipos, etc.)

 

A criação de personagens em Savage Worlds é flexível, permitindo construir qualquer tipo de herói ou anti-herói. Não há um sistema rígido de "classes" ou "raças" no livro básico, mas sim um conjunto de opções que você combina.

  • Raças (Races): O livro básico oferece um sistema genérico para criar raças, ou o cenário pode fornecer raças prontas (ex: Elfos, Anões, Alienígenas). Cada raça tem um pequeno conjunto de Vantagens e Desvantagens raciais.

  • Atributos (Attributes): São 5 principais, medidos por dados: Agilidade, Astúcia, Espírito, Força e Vigor.

  • Habilidades (Skills): Baseadas nos Atributos (ex: Luta baseada em Agilidade, Conhecimento baseado em Astúcia). Habilidades são compradas individualmente e também representadas por dados (d4, d6, etc.).

  • Vantagens (Edges): São talentos especiais, habilidades únicas ou bônus que o personagem possui. Existem Vantagens de Combate, Sociais, de Liderança, Arcanas, etc. (Ex: Ambidestria, Reflexos Rápidos, Rico, Liderança).

  • Desvantagens (Hindrances): São fraquezas, falhas ou problemas que o personagem enfrenta. Elas dão pontos na criação de personagem para comprar Vantagens (Ex: Viciado, Fobia, Leal, Pobre).

  • Arquétipos: Cenários específicos podem oferecer arquétipos de personagem para inspirar, mas a construção é sempre modular.


 

Magias/Poderes

 

Os poderes em Savage Worlds são chamados de Poderes Arcanos (Arcane Powers) e são representados de forma genérica para se adaptar a diferentes fontes de magia.

  • Poderes Arcanos (Arcane Powers): O sistema tem uma lista unificada de "Poderes". A forma como esses poderes se manifestam depende do Caminho Arcana (Arcane Background) escolhido pelo personagem:

    • Mágico: Magias tradicionais (bolas de fogo, escudos).

    • Milagres: Magia divina (curas, bênçãos).

    • Psionismo: Poderes mentais (telecinese, telepatia).

    • Feitiçaria: Magia mais sombria e ritualística.

    • Super Poderes: Para personagens super-heróis.

    • Cada Caminho Arcana pode ter suas próprias Regras de Cenário (ex: Magos precisam de componentes, Clérigos rezam, Psionistas usam a mente).

  • Pontos de Poder (Power Points): Os Poderes Arcanos gastam Pontos de Poder para serem ativados.

  • Efeitos Diversos: A mesma "casca" de Poder (ex: Explosão) pode ter efeitos e descrições diferentes dependendo do Caminho Arcana e do cenário (ex: uma "Explosão" pode ser uma bola de fogo para um mago, uma rajada de energia psíquica para um psion, ou uma súbita manifestação de fé para um clérigo).


 

Equipamentos

 

O sistema de equipamentos em Savage Worlds é direto e funcional, focando no impacto na ação.

  • Armas: Divididas por tipo (Corpo a Corpo, À Distância) e possuem estatísticas simples de dano (geralmente rolagens de d6 a d12, que também "explodem"). Modificadores para Cadência de Tiro, Peso, etc.

  • Armaduras: Oferecem um bônus à absorção de dano (Parada de Armadura).

  • Veículos: Regras para veículos são robustas, permitindo desde perseguições de carros até combates espaciais com naves.

  • Dinheiro e Recursos: O sistema de riqueza é simplificado, muitas vezes utilizando uma Vantagem como "Rico" ou "Misterioso" em vez de rastrear moedas individualmente, a menos que o cenário exija.

  • Equipamento Genérico: Listas de equipamentos básicos são fornecidas para diversos gêneros (fantasia, moderno, ficção científica), mas a ênfase é na funcionalidade.


 

Diferencial

 

Savage Worlds se destaca por:

  • Ritmo "Veloz, Furioso e Divertido!": O principal diferencial. As regras são projetadas para que o jogo flua rapidamente, com poucas interrupções. Combates, mesmo grandes, tendem a ser rápidos e decisivos.

  • Generidade Verdadeira: Ao contrário de outros sistemas que se intitulam genéricos mas são focados em um gênero, Savage Worlds realmente oferece as ferramentas para jogar qualquer tipo de campanha, com regras modulares para adaptar-se a diversas ambientações.

  • A Regra da Explosão e o Wild Die: Essas mecânicas fazem com que qualquer rolagem tenha potencial para um sucesso espetacular ou uma falha dramática, mantendo a tensão e a emoção em alta.

  • Aposta (Bennies): Dá aos jogadores agência sobre a "sorte" de seus personagens e a narrativa, permitindo que eles salvem um amigo, evitem um golpe mortal ou consigam um feito improvável.

  • Heróis "Selvagens" (Wild Cards): Os personagens dos jogadores (e vilões importantes) são inerentemente mais resilientes e capazes do que os "extras" (mobs), o que reforça o senso de heroísmo e torna os combates mais focados.

  • Módulos de Cenário Robustos: A força do sistema se revela quando combinado com os excelentes suplementos de cenário, que adaptam as regras básicas para criar experiências de jogo muito distintas e ricas.

Savage Worlds é ideal para grupos que buscam um RPG que seja fácil de aprender, rápido de jogar, adaptável a qualquer gênero e com um foco forte na ação cinematográfica, heroísmo e momentos épicos, sem a lentidão ou complexidade de outros sistemas.