Pathfinder 2ª Edição (PF2e), lançada pela Paizo Publishing em 2019, é a continuação do popular Pathfinder 1ª Edição (que, por sua vez, nasceu como uma evolução de D&D 3.5). PF2e é conhecido por seu design robusto, equilíbrio matemático e imensa profundidade de customização, oferecendo um sistema que recompensa o planejamento tático e a construção inteligente de personagens. É um jogo para quem gosta de ter muitas opções e ver suas escolhas impactarem o combate e a narrativa.
PF2e utiliza o Sistema d20 como base, mas com várias inovações e ajustes para criar uma experiência mais tática e equilibrada.
Ações (Actions): Uma das maiores inovações é o sistema de 3 ações por turno. Todo personagem tem 3 ações e 1 reação (e às vezes 1 ação livre) por turno. Isso permite uma enorme flexibilidade tática, pois você pode mover-se 3 vezes, atacar 3 vezes (com penalidade por ataques múltiplos), mover e atacar duas vezes, etc.
Proficiência: O conceito de proficiência é central. Você é "treinado", "especialista", "mestre" ou "lendário" em perícias, armas e armaduras, e seu bônus de proficiência escala com o nível do personagem.
Graus de Sucesso: Os testes de d20 agora têm quatro resultados possíveis: Falha Crítica, Falha, Sucesso e Sucesso Crítico. Um sucesso por 10 ou mais pontos se torna um sucesso crítico, e uma falha por 10 ou mais se torna uma falha crítica, adicionando uma camada extra de drama e impacto aos resultados dos dados.
Progressão Linear de Bônus: A progressão dos personagens é mais linear e previsível. Os bônus de ataque, CA e CD de magia tendem a aumentar em um ritmo constante, mantendo o equilíbrio em todos os níveis.
Três Tipos de Teste de Resistência (Saves): Fortitude (Constituição), Reflexos (Destreza) e Vontade (Sabedoria) continuam sendo os principais testes para resistir a efeitos.
O cenário padrão de Pathfinder 2e é Golarion, um mundo de alta fantasia desenvolvido pela Paizo Publishing desde Pathfinder 1e. Golarion é um cenário vasto e diversificado, com muitos continentes, culturas, reinos, e perigos.
Diversidade Geográfica e Cultural: De terras desérticas a selvas exuberantes, de impérios tecnológicos a reinos feudais, Golarion oferece uma vasta gama de ambientações.
Deuses Ativos: As divindades têm um papel significativo no mundo, e seus adoradores frequentemente atuam como seus agentes.
Perigos Constantes: O mundo está repleto de monstros, facções malignas, ruínas antigas e conspirações, oferecendo inúmeras oportunidades para aventuras.
A Era dos Presságios Perdidos: O período atual em Golarion é conhecido como a "Age of Lost Omens", uma era de incerteza após a morte de um deus importante, onde profecias não se realizam mais e o destino dos mortais está em suas próprias mãos.
A criação de personagens em PF2e é um dos seus pontos mais elaborados e flexíveis, seguindo o que é conhecido como o "ABC de Criação de Personagem": Ancestry, Background, Class (Ancestralidade, Histórico, Classe).
Ancestralidade (Ancestry): Equivale às "raças" de outros RPGs. Define a herança do personagem, suas habilidades raciais, bônus e penalidades de atributos. Exemplos incluem:
Humanos: Versáteis, com um talento extra.
Elfos: Ágeis e longevos, com afinidade mágica ou com a natureza.
Anões: Resistentes e fortes, com afinidade para pedras e metal.
Goblins: Pequenos, caóticos e surpreendentemente resilientes.
Kitsune, Leshy, Catfolk, Orcs, Gnolls, etc.: Uma lista crescente de ancestralidades com habilidades únicas. Dentro de cada ancestralidade, há também Heranças (Heritages) que permitem uma customização ainda maior.
Histórico (Background): Define a experiência de vida do personagem antes de se tornar um aventureiro. Confere bônus em atributos, uma perícia treinada e um talento de perícia. Exemplos incluem: Acadêmico, Barmen, Soldado, Fazendeiro.
Classe (Class): Define a profissão e o papel do personagem em combate e aventura, bem como sua progressão de habilidades. Há uma vasta gama de classes, cada uma com seus próprios talentos de classe e especializações. Exemplos incluem:
Guerreiro (Fighter): Mestre de armas e táticas, com acesso a muitos talentos de combate.
Mago (Wizard): Conjurador arcano que aprende magias de um grimório.
Clérigo (Cleric): Conjurador divino que serve a uma divindade.
Ladino (Rogue): Especialista em perícias e ataques furtivos.
Bárbaro (Barbarian): Guerreiro primal que entra em fúria.
Bardo (Bard): Conjurador arcano e performático, com foco em suporte.
Druida (Druid): Conjurador divino ligado à natureza.
Monge (Monk): Mestre de combate desarmado e ki.
Patrulheiro (Ranger): Atirador e rastreador.
Feiticeiro (Sorcerer): Conjurador arcano com magia inata de uma linhagem.
Campeão (Champion): Guerreiro sagrado que faz juramentos a divindades.
Inventor, Oráculo, Magus, Ladino, etc.
Talentos (Feats): Talento é a principal forma de customização. Além dos talentos gerais (disponíveis para todos), há talentos de perícia, talentos de ancestralidade e talentos de classe. A escolha de talentos em cada nível é crucial para moldar o personagem.
Arquétipos (Archetypes): Permitem que os personagens se "multiclassem" ou ganhem habilidades de outras classes ou conceitos sem precisar mudar de classe principal, usando talentos de classe para adquirir opções de um arquétipo.
O sistema de magia em PF2e é robusto e possui quatro tradições principais, cada uma com sua própria lista de magias.
Tradições Mágicas:
Arcana: Magias estudadas e lógicas (Magos, Feiticeiros Arcane). Foco em dano, controle e utilidade.
Divina: Magias concedidas por divindades (Clérigos, Campeões). Foco em cura, proteção e suporte.
Oculta: Magias que manipulam a mente e a alma (Bardos, Feiticeiros Ocultos). Foco em ilusão, encantamento e emoções.
Primal: Magias conectadas à natureza e aos elementos (Druidas, Feiticeiros Primais). Foco em dano elemental, conjuração de criaturas e manipulação do ambiente.
Slots de Magia: Os conjuradores usam slots de magia para lançar a maioria das magias, com diferentes níveis de magia disponíveis.
Truques (Cantrips): Magias de nível 0 que podem ser conjuradas infinitamente, sem gastar slots.
Magias Foco (Focus Spells): Magias especiais que são recuperadas com um descanso curto, usadas por classes como Monges, Campeões e algumas subclasses. Elas são mais flexíveis, mas limitadas em quantidade.
Componentes: As magias geralmente exigem componentes verbais (falar), somáticos (gestos) e materiais (itens), embora a 5e tenha simplificado bastante a necessidade de materiais caros.
PF2e apresenta um sistema de equipamento detalhado, onde o gear importa e é balanceado.
Armas: Divididas por proficiência (simples, marciais, exóticas) e propriedades (versátil, ágil, mortal, etc.), que afetam seu uso em combate.
Armaduras: Diferentes tipos (leves, médias, pesadas) que conferem bônus de CA e podem impor penalidades de verificação de armadura.
Itens Mágicos: Itens mágicos são cruciais para a progressão de poder, mas são projetados para se encaixar na curva de balanceamento do jogo. Há runas de potência e de propriedade que podem ser adicionadas a armas e armaduras para aprimorá-las.
Tesouros e Moedas: Um sistema de moeda padrão (cobre, prata, ouro, platina) e uma grande variedade de itens mundanos e consumíveis (poções, pergaminhos, almanaques).
Bulk (Volume): O jogo usa um sistema de "bulk" em vez de peso para determinar a capacidade de carga, tornando o gerenciamento de inventário mais fácil de acompanhar.
PF2e se destaca por várias características que o tornam uma experiência única no universo dos RPGs de fantasia:
Equilíbrio e Rigor Matemático: PF2e é elogiado por seu balanceamento e rigor. As regras são projetadas para que cada classe e opção de personagem seja viável e contribuam igualmente para o grupo, minimizando o "power creep".
Customização Inigualável: O sistema de talentos e as inúmeras escolhas na criação de personagens (Ancestralidade, Herança, Histórico, Classe, Arquétipos) permitem uma liberdade sem precedentes para construir o personagem dos seus sonhos.
Combate Tático Profundo: O sistema de 3 ações e os quatro graus de sucesso transformam o combate em um quebra-cabeça tático. Cada ação conta, e o posicionamento, as condições e as escolhas de ações são cruciais para a vitória.
"Feat Tax" Reduzido: Em comparação com PF1e/D&D 3.5, PF2e reduziu a necessidade de pegar talentos "pré-requisito" para acessar habilidades interessantes, tornando a progressão do personagem mais gratificante.
Suporte Robusto: A Paizo oferece um suporte contínuo com inúmeros suplementos, aventuras e ferramentas online (como o Archives of Nethys, que disponibiliza grande parte das regras gratuitamente).
Menos Ambiguidade: As regras de PF2e são escritas com maior clareza e menos ambiguidades, o que reduz discussões na mesa e acelera o jogo.
PF2e é ideal para jogadores que apreciam um sistema mais complexo e tático, que gostam de construir personagens detalhados e que buscam um jogo onde as escolhas mecânicas realmente importam e são recompensadas. É um RPG desafiador, mas profundamente gratificante.