Cortex Prime é um sistema de RPG genérico, modular e altamente personalizável, publicado por Cam Banks (designer principal). Lançado após várias iterações como Cortex Plus (usado em jogos como Marvel Heroic Roleplaying e Smallville RPG), o Cortex Prime é essencialmente uma caixa de ferramentas para designers de jogos e Narradores, permitindo que eles construam um sistema de regras sob medida para qualquer gênero, cenário ou estilo de jogo que desejarem. Seu foco é na narrativa colaborativa, na adaptabilidade e na criação de histórias que se assemelham a séries de TV ou filmes.
A beleza do Cortex Prime está em sua modularidade. Ele oferece um conjunto de "kits de ferramentas" que podem ser combinados para criar o sistema ideal para sua campanha. A base é uma mecânica de dados de "dificuldades variáveis" e "sucesso com complicação".
Rolagem de Dados: Para resolver uma ação, você forma uma parada de dados rolando dados de diferentes tamanhos (d4, d6, d8, d10, d12). Cada dado na parada representa uma "distinção" (ver abaixo) ou uma habilidade que é relevante para a ação. Você rola todos os dados, escolhe dois para somar e compara o resultado com uma Dificuldade (Difficulty).
Sucesso: Se a soma dos dois dados escolhidos for igual ou superior à Dificuldade.
Rolagem de Efeito (Effect Die): Você usa um terceiro dado (geralmente o maior restante após escolher os dois para somar) como o "Dado de Efeito", que determina a magnitude ou impacto da sua ação.
Margem (Margin): O quão bem você se saiu acima da Dificuldade pode aumentar o Dado de Efeito ou gerar outros benefícios.
Glitch (Falha): Se um dos dados escolhidos para somar for um 1, ele se torna um "Glitch", indicando uma complicação ou um revés, mesmo que a ação seja bem-sucedida. Se ambos os dados forem 1s, é uma falha crítica.
Pontos de Enredo (Plot Points): São fichas de jogo (semelhantes a "Pontos de Heroísmo" ou "Bennies") que os jogadores gastam para:
Adicionar dados extras à sua rolagem.
Rerrolar dados.
Ativar certas habilidades especiais.
Evitar danos ou complicações. Os Pontos de Enredo são ganhos quando as distinções de um personagem são ativadas contra ele (gerando uma complicação).
Estresse e Complicações: Em vez de Pontos de Vida tradicionais, o Cortex Prime usa Estresse (dano temporário) e Complicações (ferimentos mais graves ou status negativos). Ambos são representados por dados que são adicionados às paradas de dados do personagem quando ele tenta realizar ações relacionadas à Complicação. O personagem fica incapacitado quando a soma dos dados de Complicação é muito alta.
Modos: Diferentes "modos" de jogo (Ação, Combate, Intriga Social, Investigação) podem ser ativados, alterando ligeiramente as regras para se adequar ao tom da cena.
O Cortex Prime é completamente agnóstico de cenário. Ele não oferece um mundo pré-definido, pois sua proposta é ser a estrutura sobre a qual qualquer cenário pode ser construído.
Generidade Total: Isso significa que você pode usar o Cortex Prime para jogar:
Fantasia Épica: Com cavaleiros, dragões e magos.
Ficção Científica: Com naves estelares, alienígenas e tecnologia avançada.
Super-Heróis: Desde vigilantes urbanos até arautos cósmicos.
Horror: Sobrevivência contra ameaças sobrenaturais.
Espionagem: Agentes secretos em missões perigosas.
Drama Pessoal: Focado nas relações e desafios cotidianos (como no antigo Smallville RPG).
Criação Personalizada: A força do Cortex Prime está em permitir que o grupo (ou o Narrador) escolha os "Conjuntos de Traços" (Trait Sets), "Modos" e "Subsistemas" que melhor se adequam ao gênero e ao tipo de história que querem contar. Por exemplo, para um jogo de super-heróis, você pode usar um Conjunto de Traços para "Poderes"; para um jogo de faroeste, um Conjunto de Traços para "Reputação".
A criação de personagem em Cortex Prime é construída em torno de "blocos" de descrição que se tornam dados na rolagem. Não há raças ou classes fixas; tudo é modular.
Distinções (Distinctions): São as características mais marcantes e narrativas de um personagem, geralmente descritas por três adjetivos. Elas representam algo que o personagem é. Por exemplo: "Mago Sarcástico e Experiente", "Detetive Durão com um Passado Sombrio". Uma Distinção pode dar um d8 na parada de dados quando relevante. No entanto, ela também pode ser "ativada" contra o personagem para conceder um Ponto de Enredo.
Conjuntos de Traços (Trait Sets): São categorias de características que o sistema usa. Você escolhe quais Conjuntos de Traços usar na sua versão do Cortex Prime. Alguns exemplos comuns:
Atributos: Força, Agilidade, Astúcia, etc. (se você quer atributos mais tradicionais).
Habilidades: Luta, Persuasão, Conhecimento, Tecnologia, etc.
Poderes: Se o jogo tem magia ou superpoderes.
Recursos: Dinheiro, contatos, equipamentos.
Relações: Laços com outros personagens ou grupos.
Valores/Virtudes: Honra, Justiça, Coragem.
Perícias (Skills) ou Habilidades (Abilities): Dependendo dos Conjuntos de Traços escolhidos, o personagem terá diferentes habilidades, representadas por dados (d4, d6, d8, etc.), refletindo sua proficiência.
Façanhas (SFX - Special Effects): São habilidades especiais únicas que dão ao personagem uma vantagem mecânica ou uma exceção a uma regra, muitas vezes ligadas às suas distinções ou poderes. Elas podem custar Pontos de Enredo para serem ativadas.
Magia, superpoderes e outras habilidades especiais são integradas ao sistema de forma altamente personalizável, geralmente como um Conjunto de Traços ou através de SFX (Special Effects).
Conjunto de Traços de Poderes: Você pode definir um Conjunto de Traços chamado "Poderes", onde cada poder do personagem é um Traço com um dado associado (ex: "Rajadas de Energia d10", "Telecinese d8").
SFX para Efeitos Específicos: As Façanhas (SFX) podem descrever efeitos específicos dos poderes, como "Custo Zero para Voar" ou "Causa Estresse em Área com Eletricidade".
Fontes de Poder: A fonte do poder (magia arcana, bênção divina, mutação, tecnologia) é uma questão de narração e não interfere nas regras subjacentes de como o poder funciona mecanicamente.
Escalabilidade: O sistema permite representar poderes de diferentes níveis de força, desde habilidades leves até poderes de nível cósmico, ajustando o tamanho do dado do Traço de Poder.
O equipamento em Cortex Prime é tratado de forma narrativa e minimalista, mas com a flexibilidade de adicionar detalhes quando importantes.
Equipamento como Distinções ou Traços: Itens significativos podem ser tratados como Distinções (ex: "Minha Espada Ancestral Amaldiçoada") ou como Traços em um Conjunto de Traços de "Equipamento" (ex: "Armadura de Batalha d8"). Eles adicionam dados à sua parada quando relevantes.
Aprimoramentos: Equipamentos podem fornecer "Aprimoramentos" (Assets), que são dados temporários que adicionam à parada de dados, refletindo a vantagem situacional de ter a ferramenta certa.
Recursos Mundanos: Itens comuns, como roupas, comida e dinheiro para despesas básicas, geralmente não são rastreados, a menos que a escassez seja um tema importante da campanha.
Detalhamento Variável: O nível de detalhe para equipamentos é determinado pela sua importância narrativa. Uma espada genérica pode ser apenas um "dado de efeito de dano", enquanto uma espada lendária pode ter sua própria Distinção, vários SFX e até mesmo Complicações.
Cortex Prime se destaca por:
Modularidade Extrema: É a principal característica. O Cortex Prime é um Meta-Sistema, o que significa que ele fornece as peças para você montar o RPG que quiser. Isso é ideal para Mestres e grupos que têm uma visão muito específica de sua campanha e querem um sistema que se encaixe perfeitamente.
Foco Narrativo e no Personagem: As Distinções, os Pontos de Enredo e o sistema de Glitch incentivam a história a se mover em direções interessantes, explorando as forças e fraquezas dos personagens.
Personagens Competentes e Dramáticos: O sistema de rolagem de dados e a forma como as Distinções são usadas garantem que os personagens se sintam competentes em suas áreas de especialização, mas também enfrentem reviravoltas dramáticas.
"Sucesso com Complicação": Uma falha completa é rara. Muitas vezes, mesmo que você não consiga o que queria, algo interessante acontece, empurrando a narrativa para a frente.
Personalização Profunda: Permite ajustar a complexidade do jogo, a letalidade, o nível de poder e o foco (combate, intriga, exploração) para corresponder exatamente ao estilo de jogo desejado.
Versatilidade de Gêneros: Não há limite para os tipos de histórias que você pode contar com o Cortex Prime, desde que você escolha os módulos certos.
Cortex Prime é a escolha ideal para Narradores e grupos que apreciam a liberdade de criar suas próprias experiências de RPG personalizadas, com um sistema que se adapta perfeitamente ao gênero e ao tom de sua história, priorizando a narrativa dinâmica e o drama do personagem.