3D&T (Defensores de Tóquio 3ª Edição) é um sistema de RPG brasileiro criado por Marcelo Cassaro. Lançado inicialmente nos anos 90, ele se destacou por sua simplicidade, foco em animes, mangás e quadrinhos, e uma enorme versatilidade para jogar em praticamente qualquer cenário imaginável, de fantasia medieval a ficção científica, passando por super-heróis e monstros gigantes. É um sistema conhecido por ser leve, rápido e divertido, ideal para iniciantes e para quem busca uma experiência mais narrativa e menos focada em regras complexas.
O coração de 3D&T reside em uma mecânica extremamente simples e em uma progressão baseada em Pontos de Experiência (PX), que são também a "moeda" para criar e evoluir personagens.
Características: Os personagens são definidos por 5 características básicas, cada uma variando de 0 a 5 pontos (ou mais, com vantagens/desvantagens):
Força (F): Capacidade de causar dano físico em combate corpo a corpo.
Habilidade (H): Abrange destreza, agilidade, inteligência, perícia e coordenação. É usada para quase todos os testes de perícia e como base para a Defesa.
Armadura (A): Capacidade de resistir a dano físico.
Resistência (R): Pontos de vida (PV), pontos de magia (PM), e capacidade de resistir a dano mágico ou efeitos especiais. Cada ponto de Resistência geralmente vale 5 PV e 5 PM.
Poder de Fogo (PdF): Capacidade de causar dano físico em combate à distância.
Testes: Geralmente, para resolver uma ação, o jogador rola 1d6 (um dado de seis faces) e tenta tirar um resultado igual ou menor que o valor da Característica relevante. Um 1 é sempre sucesso, e um 6 é sempre falha (ou sucesso em alguns casos, dependendo da regra ou vantagem).
Vantagens e Desvantagens: Os personagens são customizados com uma vasta lista de Vantagens (que custam PX e conferem poderes e habilidades especiais, como Voo, Magia, Ataque Especial) e Desvantagens (que concedem PX e representam fraquezas ou limitações, como Insano, Modelo Especial, Má Fama). Essa é a principal forma de diferenciar um personagem do outro.
Combate: O combate é rápido. Geralmente, rola-se H para iniciativa. Para atacar, rola-se H (ou F/PdF em ataques especiais) e o alvo rola H. Se o atacante superar o defensor, causa dano (Força ou Poder de Fogo - Armadura do alvo).
3D&T é um sistema universal por natureza. Ele não possui um cenário padrão fixo, mas é projetado para que o Mestre e os jogadores possam criar ou adaptar qualquer mundo que desejarem. Ele foi inicialmente criado para simular animes e mangás, o que o torna ideal para:
Fantasia: Mundos medievais com dragões, cavaleiros e magos.
Ficção Científica: Aventuras espaciais, robôs e alienígenas.
Super-Heróis: Personagens com poderes incríveis lutando contra o crime.
Terror: Histórias de suspense e monstros.
Mundos Animes: Desde shonen de luta até slice of life, ou com elementos de mechas, garotas mágicas, etc.
Embora não tenha um cenário fixo, o próprio livro básico sugere a criação de mundos, e alguns suplementos focaram em universos específicos, como o Tormenta (com as Aventuras de Tormenta), que é o cenário de fantasia mais famoso associado ao sistema no Brasil.
Em 3D&T, não existem "raças" ou "classes" pré-definidas no sentido tradicional de outros RPGs. A customização do personagem é feita de forma livre através da combinação de:
Características: Definindo seus atributos básicos (F, H, A, R, PdF).
Vantagens: Elas moldam o que o personagem é capaz de fazer. Por exemplo, ter a Vantagem "Monstro" pode indicar que ele é um demônio ou uma criatura fantástica. "Adaptador" pode sugerir que ele é um extraterrestre. "Magia" indica um conjurador.
Desvantagens: Elas dão profundidade e desafios ao personagem.
Descrição Narrativa: O jogador descreve o conceito do personagem, e as regras apenas o quantificam. Um personagem com Vantagem "Voo" e Desvantagem "Modelo Especial" pode ser um robô gigante voador ou uma garota mágica.
Essa abordagem permite uma liberdade criativa enorme, onde um jogador pode ser um elfo samurai, um ciborgue ninja, um lobisomem feiticeiro ou um alienígena psíquico, tudo dentro das mesmas regras básicas.
A magia e os poderes são tratados de forma flexível e abrangente em 3D&T, sempre usando a mecânica de Vantagens e a Característica Resistência (para Pontos de Magia) e Habilidade (para testes).
Vantagem Magia: É a vantagem principal para quem quer conjurar. Permite o acesso a diferentes "Caminhos da Magia" (elemental, espiritual, etc.) e a capacidade de aprender feitiços.
Lista de Magias: Existem listas de magias organizadas por Custo em PM e por tipo (ataque, defesa, ilusão, etc.). A maioria das magias são efeitos genéricos que podem ser "reskinados" (ter sua descrição alterada) para se encaixar no cenário.
Vantagens de Poder: Outras Vantagens, como Poder Concedido, Superpoder ou Ataque Especial, permitem que personagens manifestem habilidades que podem ser descritas como poderes psíquicos, habilidades divinas ou super-força, sem necessariamente serem "magias" tradicionais.
Custo em PM: A maioria das magias e poderes consome Pontos de Magia (PM), que são uma reserva baseada na Resistência do personagem.
Testes de Magia: Geralmente, envolvem um teste de Habilidade do conjurador, com a CD (Classe de Dificuldade) determinada pelo Mestre ou pela Resistência do alvo.
O equipamento em 3D&T é geralmente tratado de forma simplificada e abstrata, com foco no que o item representa narrativamente, em vez de uma lista exaustiva de estatísticas.
Armas e Armaduras: Podem ser representadas por Vantagens como Ataque Especial (para armas que dão um bônus de dano), ou apenas pela descrição do jogador e pela aprovação do Mestre. Uma armadura pode ser simplesmente um ponto extra de Armadura.
Poder de Fogo: Armas de ataque à distância geralmente são representadas pelo Poder de Fogo do personagem.
Itens Mágicos/Tecnológicos: Podem ser representados por Vantagens menores que o personagem possui permanentemente, ou por itens que concedem um bônus temporário ou uma habilidade específica.
Dinheiro: O sistema de dinheiro é bastante abstrato, com "T$ (Tesouros)" ou simplesmente a decisão do Mestre sobre o que é razoável o personagem possuir ou comprar.
O grande diferencial de 3D&T reside em:
Simplicidade e Leveza: Suas regras básicas são aprendidas em minutos, tornando-o um dos RPGs mais acessíveis para iniciantes. Isso também agiliza o jogo, com menos tempo gasto consultando tabelas e mais tempo jogando.
Versatilidade Universal: A estrutura de Vantagens e Desvantagens permite que o sistema seja facilmente adaptado a qualquer tipo de cenário ou gênero, desde o mais fantasioso ao mais realista, sem a necessidade de regras adicionais complexas.
Foco Narrativo e em Animes/Quadrinhos: O sistema é construído para emular a ação frenética, os poderes espetaculares e as personalidades caricatas de animes, mangás e quadrinhos, incentivando a criatividade e a interpretação.
Customização Livre do Personagem: Sem classes ou raças pré-determinadas, os jogadores têm total liberdade para criar o personagem que imaginarem, usando as Vantagens e Desvantagens para construir suas habilidades e fraquezas de forma modular.
Custo-Benefício: Historicamente, 3D&T sempre foi um sistema acessível no Brasil, com livros básicos que contêm tudo o que é necessário para jogar, tornando-o uma porta de entrada para o hobby.
3D&T é perfeito para grupos que buscam um RPG ágil, divertido e com poucas regras, onde a imaginação e a história são o centro da experiência, e a criação de personagens é tão livre quanto a mente dos jogadores permitir.