Mundo das Trevas: Storytelling System

Bispo

🌑 Mundo das Trevas: Storytelling System

O Mundo das Trevas (World of Darkness), no sistema Storytelling, é um RPG de horror pessoal publicado originalmente pela White Wolf. Ao invés de focar em batalhas épicas ou heróis destemidos, o jogo mergulha os jogadores em um universo sombrio, onde monstros caminham entre os humanos – e, muitas vezes, o maior perigo vem de dentro de si mesmo.

🧩 Nome do Sistema

Storytelling System
(Usado no cenário "Mundo das Trevas", que engloba jogos como Vampiro: o Réquiem, Lobisomem: os Destituídos, Mago: o Despertar, entre outros.)

📜 Regras

Sistema baseado em dados de 10 lados (d10).

As ações são resolvidas por testes de atributo + habilidade, comparando o número de sucessos (dados que tiram 8 ou mais).

1 sucesso é suficiente para realizar ações simples; múltiplos sucessos determinam excelência.

Em caso de rolagem com 0 sucessos e um ou mais dados mostrando "1", pode ocorrer uma falha crítica.

A criação de personagens é modular, com foco em história e construção narrativa.

O jogo enfatiza interpretação, dilemas morais e horror psicológico.

Combate existe, mas não é o foco principal.

🌍 Cenário

O Mundo das Trevas é uma versão mais sombria e decadente da nossa realidade.
Um mundo urbano, moderno e decadente, onde criaturas sobrenaturais se escondem nas sombras:

Vampiros manipulam a sociedade por trás de corporações e governos.

Lobisomens protegem o equilíbrio espiritual da Terra, lutando contra a corrupção.

Magos despertam para uma verdade oculta e disputam o controle da realidade.

Fantasmas, fadas, demônios e outros seres também habitam esse universo, cada um com seu próprio mistério.

As cidades são labirintos de corrupção, violência, decadência e medo. A linha entre o bem e o mal é sempre cinzenta.

🧛 Tipos de Personagem

Não existem raças ou classes tradicionais. Os personagens são humanos que:

Foram transformados em criaturas sobrenaturais (como vampiros ou lobisomens);

Ou despertaram para uma nova realidade (como magos);

Ou ainda permanecem humanos, mas enfrentam os horrores do mundo oculto (caçadores, médiuns, etc).

Cada linha narrativa tem suas próprias "espécies":

Vampiros: Clãs, Linhagens, Círculos.

Lobisomens: Tribos, Presságios Lunares.

Magos: Ordens, Caminhos.

Mortais: Virtudes, Vícios, Méritos específicos.

✨ Magias / Poderes

Chamados de Disciplinas, Dons, Arcana, Influências, etc., dependendo da criatura:

Vampiros: Disciplinas como Dominação, Ofuscação, Celeridade.

Lobisomens: Dons ligados a espíritos e à natureza.

Magos: Magia estruturada em Arcana (Mente, Vida, Espírito, Matéria, etc).

Mortais: Alguns possuem Méritos sobrenaturais ou poderes menores.

Os poderes são poderosos, mas sempre vêm com consequências, como vícios, insanidade, fome ou risco de Paradoxo (no caso dos magos).

🛡️ Equipamentos

O foco do sistema não é loot, mas sim:

Armas de fogo, brancas, artefatos sobrenaturais.

Itens ritualísticos ou místicos usados por magos, ocultistas, etc.

Equipamentos têm menos regras detalhadas do que em sistemas como D&D, pois o foco está na narrativa e impacto.

🧬 Diferenciais

Horror pessoal: Você não joga um herói. Você joga um monstro – e deve lidar com isso.

Sistema narrativo: Criado para contar histórias profundas, focado na psicologia e moralidade dos personagens.

Ambientação moderna: As histórias se passam em cidades, com tecnologia, redes sociais e política.

Flexibilidade temática: Você pode jogar campanhas com foco em investigação, horror, drama, conspiração ou ação sobrenatural.

Construção coletiva da história: O narrador e os jogadores desenvolvem juntos o tom e os temas da crônica.