Vampiro: A Máscara 20ª Edição (V20) é uma edição especial lançada em 2011 pela White Wolf (agora Onyx Path Publishing) para celebrar os 20 anos do RPG de horror gótico que redefiniu o gênero. V20 é essencialmente um compêndio abrangente e revisado das melhores regras e lore das edições anteriores (1ª, 2ª e Revised), reunindo a vasta mitologia, os clãs, as linhagens de sangue e os poderes em um único volume. É considerado a "edição definitiva" por muitos fãs veteranos, oferecendo a mais ampla gama de opções e aprofundamento na experiência clássica de Vampiro.
V20 utiliza o familiar Sistema Storyteller (Narrador), com a mesma base de rolar dados de 10 faces (d10). A maioria dos testes é feita somando um Atributo a uma Habilidade para determinar a "Parada de Dados", e o objetivo é obter sucessos (dados que atingem ou superam a Dificuldade - CD). A quantidade de sucessos define a qualidade do resultado.
Atributos: Mantém a estrutura de 3 categorias com 3 atributos cada:
Físicos: Força, Destreza, Vigor.
Sociais: Carisma, Manipulação, Aparência.
Mentais: Percepção, Inteligência, Raciocínio.
Habilidades: Divididas em Talentos, Perícias e Conhecimentos, cada uma com pontuações que variam de 0 a 5.
Vantagens e Desvantagens: V20 compila e expande enormemente as listas de Qualidades (Merits) e Defeitos (Flaws) das edições anteriores. Isso oferece uma profundidade sem precedentes na customização do personagem, permitindo que os jogadores ajustem cada detalhe de seu vampiro, de seus Aliados e Recursos a suas Fobias e Inimigos.
Força de Vontade: Continua sendo um recurso vital, permitindo sucessos automáticos em testes e resistência a influências externas.
Frenesi: A mecânica de frenesi permanece central, representando a luta do vampiro para controlar sua Besta interior quando provocado por fome, medo ou raiva.
Humanidade (e Caminhos): A Humanidade é a trilha moral padrão para os vampiros, onde a perda de pontos de Humanidade leva à degeneração e à Besta. No entanto, V20 também inclui e detalha os Caminhos de Iluminação (Paths of Enlightenment), sistemas morais alternativos que vampiros mais antigos ou niilistas podem seguir, permitindo uma gama ainda maior de interpretação e dilemas.
Pontos de Sangue: Essenciais para sustentar o vampiro, curar-se, aumentar atributos temporariamente e ativar Disciplinas.
V20 se aprofunda no Mundo das Trevas clássico, apresentando-o em toda a sua glória e complexidade, sem avançar o metaplot para a Gehenna (o Apocalipse Vampírico) que estava presente nas edições anteriores. A ideia é que V20 seja um "playground" onde as crônicas podem ser ambientadas em qualquer ponto da história do Mundo das Trevas até o presente momento (o "ano" V20, ou seja, 2011/2012, mas sem o fim do mundo).
A Máscara e a Jyhad: A sociedade vampírica secreta e a guerra milenar entre vampiros (a Jyhad) continuam sendo os pilares do cenário. A luta pela influência e poder entre os clãs e seitas é onipresente.
Camarilla e Sabá: As duas principais seitas são detalhadas exaustivamente, incluindo suas ideologias, estruturas de poder e métodos de operação. V20 explora suas nuances e subgrupos.
Clãs e Linhagens de Sangue: Todos os 13 clãs originais são apresentados com profundidade, juntamente com uma vasta coleção de linhagens de sangue raras e exóticas, muitas das quais apareceram apenas em suplementos menores de edições anteriores. Isso permite uma diversidade sem precedentes na criação de personagens.
Os Inconnu e a 2ª Inquisição: Elementos da 2ª Inquisição e os Inconnu (vampiros anciões que observam a Jyhad de longe) também são mencionados, oferecendo ganchos para mistério e perigo.
Ambição e Horror Pessoal: O cenário enfatiza os temas de poder, corrupção, a natureza da monstruosidade e a luta pela humanidade, proporcionando um rico terreno para narrativas sombrias e introspectivas.
A V20 oferece a mais completa seleção de tipos de personagem vampírico, definidos principalmente por seu Clã e, opcionalmente, por uma Linhagem de Sangue.
Os 13 Clãs Principais: Todos os clãs icônicos da Camarilla e do Sabá estão presentes: Brujah, Gangrel, Malkavianos, Nosferatu, Toreador, Tremere, Ventrue, Assamitas, Giovanni, Ravnos, Seguidores de Set, Lasombra e Tzimisce. Cada um é detalhado com sua história, cultura, fraquezas únicas e Disciplinas de clã.
Linhagens de Sangue (Bloodlines): V20 é famoso por compilar quase todas as linhagens de sangue que já foram publicadas em Vampiro. Estas são variações raras de clãs existentes (ou clãs menores), com suas próprias Disciplinas únicas e fraquezas. Exemplos incluem os Salubri (caçadores de vampiros com uma Disciplina de cura), os Baali (cultistas demoníacos), os Kiasyd (com sangue de fada) e muitas outras, oferecendo uma gama gigantesca de conceitos.
Conceito, Natureza e Comportamento: Esses elementos continuam a moldar a personalidade e a jornada do personagem, ajudando a definir sua bússola moral e seu papel na crônica.
Artes de Sangue (Blood Sorcery/Necromancy/Rituals): Diferente das Disciplinas inatas, alguns clãs (como Tremere e Giovanni) possuem formas de magia de sangue que exigem estudo e rituais, com caminhos e rituais próprios.
Os poderes dos vampiros são as Disciplinas, e V20 apresenta a coleção mais vasta e completa de todas as edições.
Disciplinas Clássicas: Celeridade, Fortitude, Potência, Auspícios, Dominação, Presença, Ofuscação, Animalismo, Metamorfose. Cada uma delas é detalhada em todos os seus níveis, desde as habilidades básicas até os poderes de Matusalém e Ancião (níveis 6 a 9+), que raramente são vistos em neófitos.
Disciplinas Exóticas e Combo: V20 inclui Disciplinas mais raras de suplementos, como Quietus (Assamitas), Demência (Malkavianos do Sabá), Thanatosis (Cappadocians/Giovanni), Obtenebration (Lasombra), Protean (Gangrel), Serpentis (Seguidores de Set) e Vicissitude (Tzimisce). Além disso, há uma seção dedicada a Poderes Combo, que são efeitos criados pela combinação de duas ou mais Disciplinas diferentes.
Ritual e Feitiçaria de Sangue: A Taumaturgia Tremere e a Necromancia Giovanni são apresentadas com seus vários Caminhos e Rituais, oferecendo uma vasta gama de efeitos mágicos que consomem sangue.
Níveis de Poder: A escala de poder das Disciplinas é clara, com níveis de 1 a 5 sendo o foco para a maioria dos personagens jogadores, mas com os níveis mais altos (6+) servindo como meta ou para representar NPCs poderosos.
O equipamento em V20 é mundano, mas contextualizado pela natureza secreta e luxuosa (ou decadente) da vida vampírica.
Armas e Proteção: Armas de fogo, armas brancas e algumas formas de proteção (coletes balísticos) são detalhadas, mas o foco não está em combate simulacionista de alta tecnologia. A ênfase é mais no impacto narrativo e na letalidade do combate vampírico.
Recursos Financeiros (Recursos e Status): V20 detalha a Vantagem Recursos, que define a riqueza e o acesso a bens do vampiro. O dinheiro é fundamental para manter um refúgio, subornar mortais, obter informações e financiar a Jyhad.
Refúgio (Haven): O refúgio é vital para a sobrevivência do vampiro, e V20 oferece várias opções e regras para sua criação e segurança.
Veículos: Carros, limousines e outros meios de transporte são essenciais para a mobilidade noturna e para manter a Máscara.
Tecnologia e Informação: Computadores, celulares, redes de informação são ferramentas cruciais para a intriga e a sobrevivência no século XXI.
Estilo e Aparência: A Aparência é um atributo social vital, e as roupas e o estilo pessoal são importantes para a imagem do vampiro na sociedade Cainita.
Vampiro: A Máscara V20 se destaca por:
"Everything and the Kitchen Sink" (Tudo e Mais um Pouco): É a edição mais completa de Vampiro: A Máscara. Ela reúne a maior parte do conteúdo de todas as edições anteriores em um único livro, o que significa que há uma riqueza de opções para clãs, linhagens de sangue, Disciplinas, Qualidades e Defeitos.
Flexibilidade e Opções: V20 permite que os jogadores e narradores usem as regras e o lore que preferem de várias eras de Vampiro. Quer jogar com um True Brujah? Com os Baali? Com uma versão específica de uma Disciplina? V20 provavelmente tem.
Foco na Nostalgia e na Comunidade Veterana: Foi criada como uma celebração para os fãs de longa data, buscando recapturar a essência da experiência clássica de Vampiro sem a necessidade de múltiplos livros-fonte.
Não Avança o Metaplot: Ao não avançar a história principal para a Gehenna, V20 oferece um "espaço de jogo" atemporal onde as crônicas podem ser ambientadas em qualquer ponto do universo clássico, dando aos Narradores total liberdade para criar suas próprias histórias sem se preocuparem com eventos globais predefinidos.
Arte Icônica: Mantém e incorpora grande parte da arte original e do estilo gótico da White Wolf, evocando a atmosfera clássica do Mundo das Trevas.
Profundidade de Cenário: A compilação de todo o lore em um só lugar torna-se um recurso inestimável para aprofundar a compreensão do Mundo das Trevas, suas intrigas e sua mitologia.
Vampiro: A Máscara V20 é a escolha perfeita para quem quer a experiência clássica e completa de Vampiro: A Máscara, com todas as opções e o sabor gótico que a tornaram um ícone no mundo do RPG. É ideal para fãs veteranos que querem um livro-fonte abrangente e para novos jogadores que desejam mergulhar na vastidão do Mundo das Trevas original.