D&D 5e

Bispo

Dungeons & Dragons 5ª Edição: O RPG Mais Acessível e Popular

 

Dungeons & Dragons 5ª Edição (D&D 5e) é a versão mais recente do RPG de mesa mais famoso do mundo, lançada em 2014. Ela foi projetada para ser mais acessível e amigável para novos jogadores do que as edições anteriores, ao mesmo tempo em que oferece profundidade suficiente para veteranos. D&D 5e se destaca pela sua simplicidade elegante, foco na narrativa e flexibilidade.


 

Regras

 

D&D 5e mantém a base do Sistema d20, onde a maioria das ações é resolvida rolando um dado de 20 faces (d20), adicionando um modificador de atributo e, muitas vezes, o bônus de proficiência, para tentar superar uma Classe de Dificuldade (CD).

  • Vantagem e Desvantagem: Este é um dos pilares da 5e. Em vez de múltiplos modificadores numéricos, quando uma situação é favorável, você tem vantagem (rola 2d20 e pega o maior resultado); quando é desfavorável, você tem desvantagem (rola 2d20 e pega o menor resultado). Isso simplifica muito o jogo, mantendo a emoção dos dados.

  • Atributos: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma continuam sendo os seis atributos que definem as capacidades fundamentais do personagem.

  • Perícias (Skills): As perícias (como Acrobacia, Investigação, Persuasão) estão ligadas aos atributos. Se você é proficiente em uma perícia, você adiciona seu bônus de proficiência ao teste.

  • Proficiências: Além de perícias, personagens têm proficiência com certos tipos de armas, armaduras e ferramentas, o que lhes permite usá-los efetivamente.

  • Inspiração: Um recurso opcional que o Mestre pode conceder a um jogador por boa interpretação ou por seguir os ideais do personagem. Pode ser gasta para obter vantagem em um teste.

  • Descansos (Rests): O jogo distingue entre "descansos curtos" (cerca de 1 hora) e "descansos longos" (8 horas). Muitos recursos de classe e magias são recuperados após um ou outro, incentivando um ritmo de aventura mais dinâmico.


 

Cenário

 

D&D 5e, assim como suas edições anteriores, é um sistema genérico para fantasia. Embora não haja um único cenário "padrão", a Wizards of the Coast (WotC) tem dado forte suporte a alguns mundos específicos:

  • Forgotten Realms (Reinos Esquecidos): Continua sendo o cenário mais proeminente e amplamente utilizado, com lançamentos de campanhas e suplementos focados nele. É um mundo clássico de alta fantasia, com magia abundante, cidades vibrantes e perigos míticos.

  • Eberron: Um cenário com elementos de fantasia pulp, intriga política, tecnologia baseada em magia e uma estética mais noir, onde dragões e outras criaturas mágicas têm um papel diferente.

  • Wildemount (Critical Role): Um cenário popularizado pela websérie de RPG Critical Role, que foi oficialmente incorporado ao universo D&D com seu próprio livro.

  • Outros Cenários: Outros mundos clássicos como Greyhawk, Dragonlance e Dark Sun também podem ser adaptados e jogados na 5e, e a WotC tem feito esforços para trazer esses cenários de volta com novos materiais.


 

Tipos de Personagem (Raças, Classes, etc.)

 

A criação de personagens em D&D 5e é simplificada em relação à 3.5, mas ainda oferece uma vasta gama de opções.

  • Raças (Ancestries/Lineages): As raças clássicas estão presentes, cada uma com seus próprios bônus de atributo, habilidades e traços raciais:

    • Humanos: Versáteis, com bônus em todos os atributos ou um talento extra.

    • Elfos: Ágeis e com sentidos aguçados, com sub-raças como Elfos da Floresta, Elfos da Alta Magia e Elfos Drows.

    • Anões: Resistentes e robustos, com sub-raças como Anões da Montanha e Anões da Colina.

    • Halflings: Sortudos, pequenos e furtivos, com sub-raças como Halflings Pés-Leves e Halflings Robusto.

    • Gnomos: Pequenos, curiosos e com afinidade para ilusões e invenções.

    • Tieflings: Humanos com herança demoníaca.

    • Dracônicos: Humanos com herança de dragões.

    • Meio-Orcs: Fortes e com fúria.

    • Meio-Elfos: Versáteis, combinando traços de humanos e elfos. Muitos outros sub-raças e raças estão disponíveis em suplementos.

  • Classes: As classes definem o papel primário do personagem e suas habilidades. Em 5e, a escolha da Subclasse (ou Arquétipo/Círculo/Juramento, etc.) é feita geralmente em níveis baixos, o que permite uma especialização mais rápida.

    • Bárbaro: Guerreiro brutal que canaliza a fúria.

    • Bardo: Artista carismático que usa música e palavras para magia.

    • Clérigo: Sacerdote divino que canaliza o poder dos deuses.

    • Druida: Conjurador divino ligado à natureza, pode mudar de forma.

    • Guerreiro (Fighter): Mestre em diversas formas de combate.

    • Monge: Mestre de artes marciais e ki.

    • Paladino: Guerreiro sagrado que faz juramentos divinos.

    • Patrulheiro (Ranger): Guerreiro da natureza e rastreador.

    • Ladino (Rogue): Especialista em furtividade, truques e habilidades.

    • Feiticeiro (Sorcerer): Conjurador arcano com magia inata e metamagia.

    • Bruxo (Warlock): Conjurador arcano que faz pactos com seres poderosos.

    • Mago (Wizard): Estudioso arcano que conjura magias de um grimório.


 

Magias/Poderes

 

O sistema de magia em D&D 5e é mais simplificado e intuitivo do que em edições anteriores, mas ainda oferece muita profundidade.

  • Slots de Magia: A maioria dos conjuradores usa o sistema de slots de magia. Você tem um número limitado de slots de cada nível de magia que podem ser usados por descanso longo. Magias de níveis mais baixos podem ser conjuradas usando slots de níveis mais altos para aumentar seu poder.

  • Truques (Cantrips): Magias de nível 0 que podem ser conjuradas infinitas vezes, proporcionando aos conjuradores opções consistentes fora do uso de slots.

  • Preparação vs. Conhecimento: Magos preparam magias de seus grimórios diariamente. Clérigos e Druidas preparam magias de uma lista maior. Feiticeiros, Bardos, Bruxos e Patrulheiros conhecem um número limitado de magias e as conjuram espontaneamente.

  • Escola de Magia/Domínio Divino: A subclasse de um conjurador geralmente define sua especialização mágica, oferecendo bônus e habilidades relacionadas a essa área.

  • Conjuração Ritual: Algumas magias podem ser conjuradas como rituais, levando mais tempo, mas sem gastar um slot de magia.


 

Equipamentos

 

O equipamento em D&D 5e é mais direto e menos sobrecarregado por regras do que em 3.5.

  • Armas: Divididas em categorias simples (simples/marciais, corpo a corpo/distância) e tipos de dano. Menos foco em uma lista exaustiva de armas, mais na funcionalidade.

  • Armaduras: Também divididas em categorias (leve, média, pesada) e escudos, conferindo bônus à Classe de Armadura (CA). A penalidade de armadura e a falha de magia arcana foram simplificadas ou removidas para agilizar o jogo.

  • Itens Mágicos: Itens mágicos são menos abundantes e mais impactantes individualmente. Eles são considerados tesouros especiais, e muitos Mestres optam por torná-los raros e significativos para a história.

  • Ferramentas e Suprimentos: Uma lista clara de itens mundanos para aventura, como mochilas, cordas, tochas e kits de ferramentas, com seus respectivos pesos e custos.

  • Dinheiro: Moedas de cobre, prata, eletro, ouro e platina são as unidades de riqueza.


 

Diferencial

 

D&D 5e se destaca por vários motivos que o tornaram a edição mais bem-sucedida de todos os tempos:

  • Acessibilidade e Curva de Aprendizagem Suave: As regras são intuitivas e fáceis de aprender, permitindo que novos jogadores peguem o jeito rapidamente. A mecânica de Vantagem/Desvantagem é um exemplo brilhante dessa simplicidade elegante.

  • Foco na Narrativa e Interpretação: A 5e encoraja mais a narração e a criatividade do que a otimização numérica excessiva. As regras servem para apoiar a história, não para se tornarem o centro das atenções.

  • Flexibilidade e Modularidade: Embora tenha regras centrais, muitos aspectos são opcionais ou podem ser ajustados pelo Mestre, permitindo que cada grupo personalize sua experiência de jogo.

  • Menos "Power Creep": A WotC tem sido mais contida na introdução de novas opções que invalidem as antigas, mantendo o equilíbrio do jogo e a relevância de todas as escolhas.

  • Comunidade Vibrante e Conteúdo Digital: D&D 5e tem uma comunidade massiva e ativa, impulsionada por plataformas como D&D Beyond, que facilita o acesso às regras e a criação de personagens.

  • Reconhecimento da Marca: A popularidade da 5e foi impulsionada por shows como Critical Role e Stranger Things, atraindo milhões de novos jogadores ao hobby.

Em suma, D&D 5e é ideal para quem busca uma experiência de RPG que seja fácil de começar, divertida de jogar e que prioriza a criação de histórias épicas em um mundo de fantasia clássico, sem a sobrecarga de regras das edições anteriores.