City of Mist

Bispo

City of Mist: Onde a Lenda Encontra a Realidade em um Neo-Noir Urbano

 

City of Mist é um RPG neo-noir urbano e de fantasia contemporânea, publicado pela Son of Oak Game Studio. Ele se destaca por sua premissa única: pessoas comuns em uma metrópole moderna são, na verdade, os avatares (ou "Rifts") de lendas, mitos e contos de fadas. A cidade em si está envolta em uma Névoa mística que impede a maioria dos habitantes de perceber a verdade sobrenatural ao seu redor. Os jogadores interpretam esses Rifts, divididos entre sua vida cotidiana (sua Logos) e os poderes e chamados de sua lenda ancestral (seu Mito). É um jogo sobre desvendar mistérios, lutar contra perigos sobrenaturais e descobrir quem você realmente é, tudo isso enquanto tenta manter a sanidade e a vida comum.


 

Regras

 

City of Mist utiliza um sistema de regras baseado em Powered by the Apocalypse (PbtA), mas com uma abordagem altamente inovadora e focada em tags narrativas para definir personagens e ações.

  • Dados: Você rola 2d6 para a maioria dos testes, somando o resultado com o número de "tags" relevantes para a ação.

    • 6 ou menos: Falha. Acontece algo ruim ou a situação piora.

    • 7-9: Sucesso Parcial ou com Complicação. Você consegue o que quer, mas com um custo, uma escolha difícil ou uma nova complicação.

    • 10-12+: Sucesso Total. Você consegue o que quer, sem maiores problemas, ou até com um bônus adicional.

  • Movimentos (Moves): Em vez de uma lista de ações genéricas, o jogo possui "Movimentos" (Moves) específicos que os jogadores usam para interagir com o mundo e a narrativa. Cada Movimento descreve uma intenção ou situação comum na ficção de City of Mist (ex: "Ir Com Tudo" para atacar, "Investigar" para buscar pistas, "Rir na Cara do Perigo" para resistir a uma ameaça).

  • Tags (Rótulos): Este é o cerne do sistema. Tudo no City of Mist é definido por "tags" (rótulos): características do personagem, poderes, fraquezas, equipamentos, aliados, até mesmo condições temporárias.

    • Power Tags: Descrevem os poderes, habilidades e recursos positivos do personagem. Cada Power Tag relevante para uma ação adiciona +1 à sua rolagem de dados.

    • Weakness Tags: Descrevem as fraquezas, limitações e problemas do personagem. Uma Weakness Tag relevante pode subtrair -1 de uma rolagem.

  • Condições (Conditions): São a forma de "dano" e de outros efeitos negativos no jogo. Em vez de Pontos de Vida, os personagens sofrem Condições (ex: "Exausto", "Ferido", "Chocado", "Queimadura"). Cada Condição tem uma força (1 a 5) e impõe penalidades (-1 por cada Condição em um teste relevante). Condições são narrativamente descritivas e exigem "cura" através de descanso ou ações narrativas.

  • Temas (Themes): Os personagens são construídos em torno de Temas, que são blocos conceituais que definem uma parte da sua vida. Cada tema tem um número de Power Tags, Weakness Tags e uma pergunta central. Existem dois tipos principais de temas:

    • Temas de Mito (Mythos Themes): Representam os poderes e os aspectos da lenda que o personagem encarna (ex: "Adaptação" para metamorfos, "Expressão" para poderes elementais, "Bastion" para invulnerabilidade).

    • Temas de Logos (Logos Themes): Representam a vida mundana do personagem, suas relações, sua carreira, seus lares (ex: "Rotina", "Identidade", "Cenário", "Conexão").

  • Decadência (Decay) e Despertar (Awakening): Uma mecânica única que rastreia o equilíbrio entre a Logos e o Mito. Se um personagem negligencia sua vida mundana (Logos), ele pode ganhar um Tema de Mito. Se ele ignora seu Mito, ele pode ganhar um Tema de Logos. Isso impulsiona a evolução e a tensão do personagem.


 

Cenário

 

O cenário de City of Mist é uma metrópole moderna e genérica (que os jogadores podem customizar para se parecer com qualquer cidade que desejem, de Nova York a Rio de Janeiro), mas com uma camada oculta de misticismo e lendas vivas.

  • A Névoa (The Mist): Uma força sobrenatural onipresente que obscurece a verdade. Ela faz com que a maioria dos humanos ignore ou racionalize eventos inexplicáveis, mantendo a existência dos Rifts e da magia em segredo.

  • Rifts (Fendas): São os personagens jogadores e outros NPCs. Eles são pessoas comuns que foram tocadas por um Mito e agora encarnam parte de uma lenda (um deus, um conto de fadas, um herói mítico, um vilão lendário, etc.). Eles são os únicos que conseguem "ver através da Névoa".

  • Avatares: Rifts que abraçaram completamente seu Mito, perdendo grande parte de sua humanidade e se tornando manifestações mais puras da lenda. Muitos são perigosos e agem de acordo com sua história mítica, independentemente das consequências para o mundo mortal.

  • Gatekeepers (Porteiros): Organizações misteriosas ou indivíduos que tentam manter a Máscara (a Névoa) intacta, impedindo que o sobrenatural seja revelado à humanidade. Eles podem ser aliados ou antagonistas, dependendo de seus métodos.

  • Conflito Interno e Externo: Os personagens lutam não apenas contra perigos externos (outros Rifts, monstros, criminosos), mas também contra o conflito interno entre sua vida mortal (Logos) e o chamado de sua lenda (Mito). Esse conflito é o motor principal da narrativa.

  • Estilo Neo-Noir: O cenário é permeado por uma atmosfera de mistério, crime, paranoia e drama pessoal, típica do gênero neo-noir.


 

Tipos de Personagem (Temas de Mito e Logos)

 

Em City of Mist, não há raças ou classes no sentido tradicional. Os personagens são definidos por uma combinação de seus Temas de Mito e Temas de Logos.

  • Rifts: Todos os personagens jogadores são Rifts. Eles são mortais comuns que estão despertando seus poderes lendários.

  • Temas de Mito: Descrevem a origem e a natureza dos poderes sobrenaturais do personagem. Exemplos:

    • Adaptação: Poderes que envolvem mudança de forma, cópia de habilidades, ou alteração de ambiente (ex: um Rift do Camaleão).

    • Bastion: Poderes defensivos, invulnerabilidade, força sobre-humana, fator de cura (ex: um Rift de um Golias ou de uma rocha sagrada).

    • Conjuração: Habilidades de invocar objetos, criaturas ou efeitos elementais (ex: um Rift de um Djinn ou de um Artífice místico).

    • Destino: Poderes relacionados a um destino predeterminado ou a uma função mítica (ex: um Rift do Anjo da Morte, ou do Herói Escolhido).

    • Expressão: Poderes que manipulam o ambiente externo, como telecinese, rajadas de energia, controle elemental (ex: um Rift do Thor ou de uma Furacão Elemental).

    • Subversão: Poderes de ilusão, invisibilidade, manipulação mental, ou furtividade (ex: um Rift do Loki, ou de um Vampiro).

  • Temas de Logos: Descrevem os aspectos humanos, mundanos e muitas vezes vulneráveis do personagem. Exemplos:

    • Identidade: A personalidade, profissão ou papel social do personagem (ex: "Detetive Durão", "Mãe Preocupada", "Jornalista Curioso").

    • Rotina: A vida diária e os hábitos do personagem (ex: "Dívidas e Contas", "Café da Manhã Diário").

    • Conexão: Relacionamentos significativos (ex: "Parceiro de Equipe", "Filha Querida", "Amigo Leal").

    • Cenário: Um lugar importante para o personagem (ex: "Meu Bar Antigo", "O Laboratório Secreto").

  • Combinação Livre: A beleza do sistema é que você pode combinar qualquer Tema de Mito com qualquer Tema de Logos, criando personagens únicos como "Uma Detetive Durona que é um Rift do Gênio da Lâmpada" ou "Um Nerd de TI com os poderes de um Antigo Dragão".


 

Magias/Poderes

 

A magia e os poderes em City of Mist são intrinsecamente ligados aos Temas de Mito do personagem e são expressos através de tags narrativas.

  • Não Há Listas de Magias: Em vez de uma lista predefinida de feitiços ou superpoderes, você e o Narrador descrevem o que seu poder faz em termos de tags. Por exemplo, se você é um Rift de um Elemental do Fogo, você pode ter tags como "Chamas Ferventes", "Calor Sufocante", "Pele Carbonizada (resistência)".

  • Poderes como Habilidades Narrativas: Quando você usa um poder, você invoca as tags relevantes em sua rolagem de 2d6. O resultado da rolagem e a interpretação do Narrador é que determinam a eficácia e as consequências da magia/poder.

  • Consequências do Uso: O uso excessivo ou irresponsável do Mito pode levar à Decadência, onde o personagem se torna mais "lendário" e menos "humano", perdendo tags de Logos e ganhando tags de Mito, potencialmente transformando-se completamente em um Avatar.

  • Qualquer Poder Imaginável: Desde telecinese, voo, superforça, invisibilidade, manipulação elemental, controle mental, até poderes mais abstratos como "Manipular Destino" ou "Falar com Máquinas" – tudo pode ser construído com o sistema de tags.


 

Equipamentos

 

Equipamentos em City of Mist são tratados de forma narrativa e minimalista, como tudo o mais no sistema.

  • Equipamento como Tags: A maioria dos equipamentos é representada por tags no Tema de Logos (se for um item mundano) ou no Tema de Mito (se for um artefato mágico). Por exemplo:

    • "Meu Confiável Revólver" (Logos)

    • "A Espada Amaldiçoada da Família" (Mito)

    • "Um Carro Esportivo Discreto" (Logos)

  • Bônus e Efeitos Narrativos: As tags de equipamento dão bônus (+1) quando relevantes para uma ação, ou podem ser alvo de Compulsões para criar complicações narrativas (ex: sua arma emperra, seu carro é danificado).

  • Status de Armas e Armaduras: O sistema não usa valores numéricos complexos para armas e armaduras. O dano é gerado através de Condições, e a capacidade de defesa vem das tags de proteção (ex: "Couro Batido de Motociclista", "Pele Rígida de Pedra").

  • Pouco Rastreamento: Não há necessidade de rastrear munição, moedas ou itens menores, a menos que sejam narrativamente importantes para a história ou para um Mistério. O foco é sempre na narrativa.


 

Diferencial

 

City of Mist se destaca por:

  • A Fusão de Gêneros Única: A combinação de neo-noir detetivesco com mitologia e fantasia urbana cria um ambiente rico e original para histórias.

  • Sistema de Tags Inovador: A forma como as "tags" substituem atributos, perícias e poderes tradicionais permite uma flexibilidade incrível na criação de personagens e incentiva a narrativa emergente a cada rolagem de dados.

  • Conflito Interno Dramático: A tensão entre a vida mundana (Logos) e os poderes lendários (Mito) do personagem é um motor constante de drama e exploração de identidade.

  • Foco na Narrativa e Interpretação: O sistema PbtA com suas "Movimentos" e resultados graduais (sucesso parcial) estimula a descrição, a improvisação e a colaboração entre jogadores e Narrador.

  • A "Névoa" como Mecânica de Jogo: A Névoa não é apenas um conceito de cenário; ela é uma mecânica ativa que os jogadores devem contornar, e que gera oportunidades para mistério e segredo.

  • Destaque no Mistério: O jogo é construído para campanhas de investigação, onde os Rifts usam seus poderes (e sua mente) para desvendar crimes e conspirações sobrenaturais.

City of Mist é ideal para grupos que buscam um RPG com uma premissa original e misteriosa, onde a identidade dos personagens é central para a trama, e as regras facilitam a criação colaborativa de uma história envolvente em um ambiente urbano e perigoso.